quinta-feira, 29 de maio de 2008

Aprendendo a Escrever Para a It's Pop

Pessoal

Há tempos atrás postei aqui algumas dicas de como aprender a escrever para a It's Pop e agora, com mais experiência, vou falar mais sobre o assunto.

Muitos reclamam que nunca têm seus artigos aprovados para publicação e acabam achando que os editores são chatos ou que não vão com a cara deles...

Isso é besteira!

Escrevi uma carta (está postada aqui) respondendo à um artigo de uma das editoras que escreveu as mentiras que todos dizem sobre ter seu artigo publicado ou não na revista.
A primeira mentira que me chamou a atenção e por isso à respondi, é que eles só escolhem artigos de "amiguinhos".
Vocês poderão ler na minha carta (Menu > 2007 > Outubro > Meu Terceiro Artigo) que até conto que a minha primeira proposta gerou uma pequena discussão com uma das editoras, mas eu não sabia como escrever e levei um "esporro" quando mandei a minha primeira proposta... eu era uma novata e não sabia como funcionava a revista.
Depois disso, aprendi e nunca mais fui recusada... eu sou amiguinha de uma delas? Não.
Converso com elas por pm às vezes, e que fique claro que elas não dão dica alguma... a idéia é sempre sua... converso às vezes sobre artigos que vi e sobre outros assuntos... mas acabei me tornando uma escritora habitual e as editoras de SP já me conhecem, só isso.
O que acontece, é algumas vezes eu ter um retorno na própria proposta, com algum comentário quanto à consertar isso e aquilo, enxugar tal parte... nada demais... é só arrumar e pronto!

Vamos por passos:

1. Leia a revista e perceba o estilo dos artigos, os termos.
Se tem uma boa forma de "pegar o jeito" é lendo os artigos e cartas.

2. Você tem que entender que a revista está dentro de um outro mundo... o do jogo.
Então não adianta citar termos que só existem na vida real e muitos menos citar nomes (no caso, por exemplo de você falar sobre o mundo artístico) de artistas da vida real!

3. Não trate o Popmundo como jogo quando fala dele. Afinal de contas, você vive ali naquele mundo e vai falar que é um jogo? Não...

4. Use, para "personalizar" o que fala termos como: popfilhos, popvida e outros... isso mostra que você está falando de sua vida lá dentro.
Mas não precisa usar para tudo senão fica cansativo e forçado.

5. Fique atento aos recados que os editores colocam como capa na edição.
Há um tempo atrás, por exemplo, o pessoal estava mandando muitos artigos falando de suas popvidas particulares em massa...
É legal e eles aceitam, mas chegou uma hora que todo mundo queria falar só sobre o que lhe acontecia em particular... hoje, aceitam os que realmente são muito bons e não cansativos e criativos...
Senão a edição vira uma coluna onde só há depoimentos tristes e felizes das pessoas... você gostaria de ler só isso quando lê uma revista na vida real?
Nem lá você se interessa... pois cansa e às vezes os leitores não estão a fim de saber o que acontece ou deixa de acontecer com você... mas se você tiver uma boa história, engraçada e até que sirva de lição para os outros é uma boa... outro dia contei num artigo algo que acho que muitos não sabem... fui barrada no aeroporto por 4 horas assim que cheguei em NY e escrevi com o intuito de saberem que isso agora existe no jogo e para tomarem cuidado com compromissos marcados muito em cima da hora...
Entendeu?

6. Sabe uma coisa que é legal para você começar a treinar?
Leia a revista... você sempre acha um assunto abordado que você concorda ou discorda e que já pensou em comentar... responda em forma de carta àquele artigo da edição que passou!
Só não vai xingar quem escreveu né?
Isso é contra as regras... seja educado e mostre seu ponto de vista sobre o assunto.

7. Apesar de saber que isso não se precisa falar... mas pelo amor de Deus né gente?
A gramática!
Se você não entende nada de português ou tem dificuldade com acentuação, ortografia, concordância verbal, analise isso antes de mandar... alguns errinhos eles editam e consertam... mas se você não sabe escrever, não será aprovado até que aprenda!

8. As editoras são exigentes sim.
Elas precisam... recebem muita coisa ruim e muitos não seguem as regras mesmo...
Mas se você aprender e souber escrever não ficará de fora da revista.

9. Alguns termos são aceitos por alguns editores e outros não...
Exemplos: Dev's, fórum, VIP...
Se for o caso do editor para qual edição você escreveu, ele te pedirá para mudar... ou não, porque algumas coisas parecem que você está falando de um jogo, outras não... falar Dev's ou Popdev's é como se você tivesse falando de Deus naquele mundo...
Mas coisas do tipo: pm, personagens... eu não uso... acho esquisito e troco... lá são pessoas e não personagens e pms a gente usa na vida real como e-mail, telefone (que existe mesmo no popo) e assim vai...

Existem novas regras agora para o número de artigos, cartas e entrevistas para poder mandar por edição... procure no fórum geral de Português e se atualize.

Acho que é isso! =)

Boa sorte para os novos escritores! ;)

* Logo posto aqui os meus últimos artigos e cartas publicadas (principalmente o artigo onde protestei contra a implementação das taxas de convites dos clubes...)

2 comentários:

Anônimo disse...

Fala amiga! Muito legal esse seu post =)
Eu concordo que não tem nenhuma panelinha em relação às publicações, tanto é que eu não conhecia ninguém que trabalha na revista, e desde a primeira vez que eu mandei um artigo eu nunca fui barrado (mas claro, procurei saber como era mais ou menos para ser feito o artigo, inclusive aqui no seu blog).
Bom, é isso, só passando para comentar =)
Te cuida!

Anônimo disse...

Ivan 224380

Muito interessante essas dicas, eu já tive a felicidade de ter um artigo na revista e pretendo escrever mais vezes.
Parabéns, continue sempre com essa enorme vontade de ajudar o povo!
Se cuida! ^^