quarta-feira, 18 de junho de 2008

Singles e Álbuns

Pessoal, ontem recebi uma pm de um amigo que está começando e está aprendendo muita coisa...
Isso eu acho ótimo... você tem que ir atrás das coisas e ler e aprender...





Sempre digo a todos que a primeira coisa a ser feita é ler a ajuda do jogo.

Ela é importante.


Mas dicas e conselhos, é uma boa você ler no fórum de dúvidas (e sempre que postar alguma dúvida sua, poste nesse fórum e não em outro), em blogs, sites de ajuda como os que coloquei aqui do lado em "Dicas e Tutoriais".

Mas eu achei legal postar uma coisa que ele me disse que ainda não sabe ao certo e ainda tem dúvidas... pois mesmo com a ajuda do jogo podem surgir dúvidas e nada melhor do que alguém te explicar como funciona na prática mesmo.
Então vamos lá!

Hora de lançar um single
Você deve primeiramente (e isso é uma coisa que eu indico para você fazer sucesso logo de cara com o primeiro single) é compor boas músicas para lançar.

Eu prefiro assim.

Muita gente lança o primeiro single com as músicas que fez logo que entrou no Popo e elas são ruins porque ainda tinham sido compostas com as habilidades necessárias e o talento musical baixo.

Já vi gente lançando single logo no começo e o single ter 1 estrela apenas.

Eu não acho que seja legal.
Como já disse, eu lancei somente depois que podia compor boas músicas, eu já tinha 5* em composição e 5* em letras e o talento ainda não estava sobrenatural, mas estava alto (isso não quer dizer que você vai esperar o seu talento musical chegar à sobrenatural para compor, mas vai jogando os pontos semanalmente e vai compondo...)
Eu também postei aqui que só agora vai sair minha primeira música com talento máximo, as outras o talento estava crescendo ainda e a as músicas saíram ótimas e meu primeiro single saiu com 4*.
Então tente fazer isso.

Sei que a vontade de ter a conquista "lancei meu primeiro single" é legal e outra, singles e álbuns são o que vão te dar grana mesmo no começo de carreira...

Mas preferi e esperar e fiquei contente com o resultado do meu primeiro.


Funciona assim:
Você só deverá lançar single quando já estiver pegando fama no mínimo MEDONHO nas cidades para que ele seja vendido.
E claro, você deve ter que apresentar as músicas nos shows antes para que elas peguem uma popularidade.
Quanto a isso, existe controvérsias.

Alguns dizem para você esperar a música ter uns 8% de popularidade (pense na popularidade da música e não na fama).
Outros acham que deve ter mais e outros apostam nas que estão com menos popularidade.

Para você não ficar perdido, peça ao seu produtor o que ele acha (também postado aqui em "Como melhorei minha nota depois do show" o fato de você conversar com a gravadora antes de dar os seus passos) e por isso indiquei duas pessoas ótimas para isso, pois são pessoas que além de ajudarem você, farão a coisa certa quando investirem no seu artista.

No meu próximo por exemplo (meu terceiro) uma música está com 15% e a outra recém lançada em show está com 6% (no momento).
Minha produtora não vê problema nisso.
O que importa é:
Ela não deve ser secreta (sim, eu sei que na vida real a gente compra primeiro o cd de alguém e depois assiste o show) mas no Popo não é assim.

Quando você vir que, pelo menos nuns 3 países sua fama está no mínimo medonho - você verá isso em carreita > graduações > fama e popularidade

* para quem é VIP dá para ver a fama em cada cidade em shows > cidades visitadas (aí você vê cada cidade em particular e não o do país como um todo - pois existem vários países no Popo onde há mais de uma cidade)
...

pronto: viu que sua fama está chegando lá, você poderá começar a arregaçar as mangas e ir atrás do seu primeiro single.


1.
Você tem que ter contrato com uma gravadora (indicações no tópico "Como melhorei minha nota depois do show")
2.
Cada single tem 2 músicas, para poder lançar você precisa gravá-las em estúdio primeiro. Grave com ela 100% ensaiada e tente estar com boa saúde e bem-humorado no dia (mas o que mais influencia mesmo é a música estar ensaiada.
3. Assim que você gravar as duas, você envia para sua gravadora (você pode gravar e ainda não mandar quando for o caso de lançar o segundo cd em diante... explico depois)

Você irá em: carreira > gravações e vídeos > novas gravações
Aparecerá para você: "Clique aqui para começar a trabalhar em um novo disco!"
Em seguida: você terá a opção de colocar o nome do single (mas você tem que escolher se é um single que você está "montando" ou um full (álbum) - dando OK, você escolherá as músicas que estarão no single - e depois você envia para a gravadora.

Então você já montou o single e a gravadora vai lançar ele na próxima quarta (dia em que saem os lançamentos, sempre.)

Por que lançar single com duas ao invés de lançar um full de uma vez?
O full tem de duas formas: o de 8 músicas e o de 12.

Para que essas sejam famosas e rendam quando lançadas em álbum, elas já deverão ter popularidade e com o lançamento do single dela e você a apresentando em shows isso fará com que sua popularidade cresça.

Então até a hora de lançar seu full, a popularidade de cada uma lançada nos singles, já estará alta e isso vai ser ótimo para a venda do seu full.


Então, como fazer?

Você deverá lançar 1 single a cada 4 semanas.

Ele irá vendendo durante essas 4 quartas-feiras.

A gravadora que sabe quantos cds deve encomendar a cada semana para vender e não ficar mofando no estoque.

Importante: (sobre o que falei que explicaria depois)... é o seguinte: se você lançar um single num prazo menor, isso acaba com as vendas dele e esse single não venderá o que se esperava.
Portanto, nada de lançar outro single antes dessas 4 semanas de vendas do anterior.
Depois que você lançou os 4 singles (4 semanas de vendas para cada um), você lança o full com essas 8 músicas.

* Assim que você compor, já grave a música (num bom estúdio e ela estando 100% na hora da gravação), pois assim quando estiver "na hora" de lançar, você já manda para a gravadora e outra: caso você não tenha 5* ou mais em produção de discos e se estiver em tour como eu, aproveite uma hora que sua agenda bater com quem você escolher como produtor da música... aí ela já fica gravada e quando for para mandar ela já estará pronta.


Full com 12 músicas

Você pode fazer isso, basta lançar mais 2 singles (serão mais 8 semanas, 4 para cada) totalizando as 12 canções.

Mas existem casos de pessoas lançarem as 12 no mesmo prazo que seria se fosse um com 8 e essas outras 4 músicas nunca foram lançadas em singles (mas já conhecidas, já tocadas em shows e não secretas), o que vale é a qualidade do álbum.
Eu talvez faça isso quando eu tiver mais músicas em meu repertório e quando estiver mais famosa.

Complementando com o que minha produtora me falou sobre as músicas extras num full de 12:
Para o single a canção tem que ser nova e pouco conhecida. Já para o álbum, é ao contrário.
Não importa se a música seja velha ou esteja vermelha* ... todas podem ser usadas para o álbum.

E sobre como funcionam as vendas de um álbum:
O álbum vende durante 4 meses... e se tiver cópias mesmo depois que o artista lançar outro, ele ainda continuará vendendo! Se ganha muito dinheiro com o full!
Já o single não.
Vende a primeira semana... depois começa vendendo cada vez menos.
Quando chega a hora de lançar um novo single, por volta de 4 semanas, ele ja não vende quase nada.

* quando a popularidade aparece vermelha - porque já foi muito tocada e o público pode ter enjoado dela

Observações:
A fama medonho é o mínimo para lançar o primeiro single, mas...
Mesmo depois de lançado, você verá como estão as vendas em cada cidade e aquelas em que a fama não alcançou medonho até o lançamento, você verá que não houve vendas nela.
Afinal a regra é esperar ter fama medonho nos países, mas nem sempre em todas as cidades daquele país por exemplo está medonho.

Como eu disse sobre quem vai produzir suas músicas

A pessoa deverá ter 5* ou mais em produção de discos para ser uma boa produção.
O que é legal fazer é você mesmo quando puder aprimorar a habilidade e você mesmo se produzir, assim você não depende de ninguém disponível na data que você quer gravar.
Mas existe uma coisa: se o seu produtor ou você mesmo forem produzir e tiver alguém no estúdio (seja quem for que estiver lá na hora da gravação) que tiver mais * que quem iria gravar como você escolheu (você ou outro) a produção será do outro que estava lá e tinha a habilidade mais aprimorada.
Isso é normal e acontece sempre.
Nós não podemos ver mesmo as * dessa habilidade de outra pessoa por ser uma habilidade pessoal, então que produza o mais qualificado, melhor para você.

Isso de depender de alguém, também serve no caso de produção de clipe como falei no tópico de clipes... as habilidades requeridas para quem vai ser o ator - o artista - é atuação, e para o diretor, fotografia e cinematografia... mas se você tiver todas elas aprimoradas, melhor, você mesmo se produz.
(eu soube que maquiagem também ajuda para o ator, mas eu irei lançar o meu apenas com atuação aprimorada e ver no que dá)

Editando: como o comentário deixado aqui: a qualidade dos lugares onde você ensaia, grava, filma e faz show sempre influencia, quanto maior a qualidade, melhor para você!
Não fique economizando demais porque não compensa... o ideal é você ter seu dinheiro de artista só para essas coisas (por isso não aconselho tirar dinheiro da banda para coisas pessoais) e assim você poderá gastar mais mas em bons lugares... aliás, tem muitas cidades no Popo que têm, por exemplo, estúdios de ensaio 5* e não são caros não... basta pesquisar.
Quem é VIP faz essa busca rapidinho pelo assistente de agenda e quem não é VIP, olhe os valores e qualidade de cada estúdio da cidade! ;)

Sobre clipes, veja o post "Lançando Vídeo-Clipe"... eu o atualizarei depois que eu filmar o meu e lançar para contar mais algumas dicas que aprendi durante o processo.

Um comentário:

Anônimo disse...

A qualidade do estúdio de gravação influencia muito no CD ???