sábado, 8 de novembro de 2008

O Que Realmente Influencia na Nota dos Shows

Comunicado de 20/10/2008 - Alteração na Expectativa do Público
A partir de agora, quando a banda entrar no palco, a expectativa dos fãs será baseada menos na sua carreira atual e mais nos seus melhores momentos.
Isso faz com que seja mais difícil para as bandas da moda impressionarem seus fãs. Também torna impossível reduzir a expectativa da audiência para forçar a banda a ganhar uma nota de show maior do que ela merece.

Minha turnê anterior foi legal, mas essa não está muito... :(


Depois que saiu o comunicado, meu show voltou a ser bom, já que tinha caído para legal. Mas agora ele cai o tempo todo... atualmente consigo no máximo 3 shows seguidos bons.

O que realmente influencia na nota do show

Claro que, tudo é conjunto, mas repertório e fama na cidade contam mais!
Vou colocar aqui exemplos de shows meus e vocês tirarão a mesma conclusão.

Ontem fiz um show em Belgrado e hoje um em Budapeste.
O de ontem foi bom e o de hoje foi legal.
Verificando minha fama em cada cidade, em Belgrado minha fama está abaixo da média e em Budapeste está fraca.

Outro exemplo: fiz shows em Roma e Berlim em dias seguidos.
O de Berlim foi bom, minha fama é decente.
O de Roma foi legal e minha fama é acima dá média.

Não é regra, mas tem acontecido direto comigo.

Mas o que mais faz a diferença mesmo é o repertório.

Todos sabem como é complicado compor, aprimorar, ensaiar clipe e ainda sendo solo. Com isso não tenho conseguido manter meu repertório sendo somente meu, pois vocês podem perceber como a popularidade de uma música que não tem clipe, por exemplo, cai muito rápido depois de seu lançamento no single e com isso acabo sendo obrigada a tirar músicas minhas e colocar covers.
* mas é mil vezes melhor ainda usar uma canção sua que está vermelha do que um cover que esteja vermelho!!!

O que acontece então
Os covers que uso só me dão 3* se estiverem com 60% de popularidade (não fama) e 4* se estiverem com mais de 60% e estiverem no bis do show.
Já as canções que são minhas, me dão 3* desde que começo a tocá-las assim que as "estréio" num show. E me dão 4* estando no bis e 5* em alguns shows (oscila) no bis também (nesse caso, acredito que mais uma vez a fama faça diferença, provavelmente onde o single que a canção foi lançada tenha vendido mais).

Agora quando minhas canções ficam vermelhas (a popularidade caiu e é como se seu público tivesse se cansado dela) só ganho 2* nela - o mesmo que ganho nas covers mesmo com popularidade positiva, mas com menos de 60% (exceto o dia que toquei uma com 30 e poucos % e ela estava com 100% de fama no dia e me rendou 4* - mas isso não é confiável pois a fama cai mais rápido do que a popularidade da música e assim no dia seguinte ela já não me rendia mais isso e sim apenas 2*)

Então está mais do que claro para mim que é o repertório que está "estragando" meu show (digo isso porque já fiz show ótimo e uma vez conseguida uma nota mais alta você não quer mais retroceder!).
Já mexi várias vezes no design do show e para vocês terem uma idéia, atualmente estou usando somente 1 evento que me rende 3*, o restante me rende 4* cada e mesmo assim a nota não sobe.
Então o que fazer?
Estou compondo uma música atrás da outra.
Como 8 músicas já é uma quantidade boa para se usar nos shows, atualmente preciso de pelo menos mais 4 canções minhas.
O problema é que com certeza logo a popularidade das que estou tocando caia, com exceção da música do último single que lancei seu clipe junto.

O negócio é compor um repertório inteiro para tocar somente suas músicas e não mais usar cover para chegar à nota que você almeja, pois comparando meu show com a Teresa (minha sister no Popo) meu show estaria excelente!!!

O complicado disso tudo não é compor e sim compor a mais para ter músicas de reserva.
Por quê?
Porque seguindo o que minha produtora me aconselha, devo tirar do setlist as canções que estou para lançar em single e já estão se aproximando dos 20% de popularidade.
Com isso, devo ter outras músicas para colocar no lugar até lançar e ir revezando para nenhuma ultrapassar os 20% antes de seu lançamento.

quanto aos eventos, acredito que só depois que der aula alguns vão começar a sair 5* e até 6*, pois todos eles que me dão 4*, eu tenho o atributo e 5* nas habilidades exigidas. Ainda não peguei 5* em Presença de Palco Profissional, não aprimorei outras como Consciência do Público, mas acho que não farão tanta diferença como ter mais de 5* nas habilidades requeridas em cada evento.
Então meu foco agora é compor e usar só músicas minhas até eu poder dar aula, pois já tenho uma turnê depois da atual inteira já programada.

Contador de estrelas
Lembre-se que o contador que aparece logo abaixo do show não quer dizer nada.
Para se ter uma idéia, outro dia coloquei mais músicas e mais eventos e tive mais de 90 estrelas e o show foi bom, enquanto que a Teresa que toca só canções dela (nos eventos ela também pega a mesma quantidade de * que eu) tem seu show, mesmo oscilando, sempre acima de esplêndido (diferença de 2 notas).

Então pegue caneta e papel e comece a compor já!
Mas sempre lembrando que para suas músicas serem boas você deve ter pelo menos 5* em Básico de Letras e Composição de Melodias, além de chegar no talento sobrenatural (musicalidade na página "músicas").

Semente de Inspiração

Enquanto não dou aula, fico por conta das 5* nas habilidades para compor. Então tento pegar pelo menos 1 semente de inspiração a cada composição.
Você as consegue com certeza, usando a prioridade "festa a noite toda". Eu já consegui assim, mas estava aprimorando durante esse tempo.
Demorou uns 3 ou 4 updates, mas a semente apareceu e ela aparece de acordo com o que você está compondo. Se estiver na melodia, a semente será de melodias e se estiver compondo a letra, aparecerá semente de letras.

Outras formas de conseguir semente
Existem outras formas que eu conheço, mas essas só li sobre, eu mesma não tentei então não afirmo que dê certo.
São: fazer download ilegal e quando sai no seu horóscopo que é um bom momento de compor.

Detalhe: assim que você ganhar a semente (ela aparece nos seus itens e aparece no seu diário que você se sente inspirado) use-a logo, pois já ouvi dizer que sua qualidade cai se demorar para usar.

Acho que sobre repertório e a nota do show é isso! Boa sorte! ;)

3 comentários:

Anônimo disse...

Adoreei as dicas, muito obrigado
sempre usei minhas próprias musicas nos shows, e apesar de render poucas estrelas, minhas notas estão subindo :)

Anônimo disse...

quanto as sementes, sempre q horoscopo disser que é um bom momento para compor e vc por em compor e ficar uns tres dias a semente também vem, sempre também do que vc esta compondo melodia ou letras...agora não sei se pode mudar a prioridade...na duvida n ne

Isa disse...

muito boas as dicas, adorei ler! realmente também notei que o repertório é super importante... gostei disso de reservar a música antes de 20% de popularidade pra lançar no single, vou começar a fazer isso pra aproveitar mais as músicas
e dá-lhe compor! aiai... vida de solo é complicada xD

beijos, moça!
Paula Vandenhirtz Kardzyte Vreydal.